lunes, 9 de febrero de 2009

Procura-se: um engraxate

Os japoneses andam sempre com sapatos espelhados. Misterio! Não ha engraxates no Japão.
Ao fim de poucos dias, embora usando vigorosamente panos e escovas disponiveis nos quartos do hotel, sentia-me ve-xado com os meus. "Engraxate?" — a guia-interprete me perguntou, surpresa.



Era fim de tarde Batemos de taxi varias possibilidadcs. Numa viela dcscobrimos um, com longa fila de espera Nossa guia acabou parando numa loja de calçados. Entrou. Parlamen-tou. Chamou nos. Un dos vendedores engraxoi nossos sapatos" Quanto lhe devo?" O moço respondeu com uma reve-rencia a a nossa descortesia. Fiz-leh uma reverencia mais anen-tuada: "Arigato gozaimasu"

De uma segunda vez num canto de galeria de enorme pre-dio central de Tokyo, encontramos uma profissional. Tres pol-tronas em fila de espera no corridor externo. Mais tres fregue-ses de pé. No cubiculo de 1 x 2.5 m, a "engraxate-san" enver-gando uniforme azul-hospitalar e luvas-de-canhão de borracha cirurgica atendia os clientes'. Cronometramos: 45 segundos, 20o yens (US$ 1.25).

Começamos a calcular os lucros daquela mina de ouro. De repente. paramos, Quanto custariam para aquela micro-em-presaria a luva e o aluguel daquele espaço no centro de Tokyo?

No hay comentarios:

Publicar un comentario