domingo, 1 de febrero de 2009

Viagem simulada pela Tokkaidô

Os japoneses foram simpre grandes andarilhos. As excursões de primavera e outono, quando todos os anos escolares e colegiais percorrem o Japão acompanhados de seus mestres e mestras, reproduzem nas condicões de conforto moderno a velha tradição de peregrinações a lugares famosos. Visitas ao Fujuyama, ao santuário de Jse, a Kyoto e Nara continuam no programa de vida de todo japonês. Rodovias e ferovias modernas refazem o percurso das antigas e famosas estradas leu-dais do Japão — a Reigendo. a Seigendo e a mais famosa de hulas, a Tokkaidò, ligando Kyoto. a sede da corte, a Tokyo. a sede do Bakufu (centro do shogunato) a 500 quilômetros de distancia suas andanças por uma delas liashò deixara, em sua "A estreita senda de Oku", anotações poeticas de sua viagem. uma das mais he Ias coleções de ha i ku (haikai) do Japão.

De Toba a Ise. num moderno carro com ar-condicionado. nosso chofer de luvas brancas (como é comum no Japão) nos conduz e a Kumiko (nossa guia interprete) em excursão mara-vilhosa... O capim susuki, margeando a estrada, assinala eotn suas plumas de seda as primicias do outono...
Detemo-nos em Ise para rápida refeição em supermoderna lamchonete. A saída, o chofer confabula com a interprete. Esta nos oferecendo, por sua iniciativa e de seu bolso, entra das para uma exposição local.

Cruzamos a pequena praça. Entramos. E em vinte minutos refizemos a longa viagem que os suseranos de séculos passados empreendiam com numeroso séquito de vassalos, guerrei ros e servidores. em visita e estagio obrigatório em Edo, onde os shogun Tokugawa lhes impunham a permanencia de seis meses por ano. deixando de volta aos seus domínios sua fami lia em Edo, icomo refem de sua lealtade. Ao longo detelvez uns trinta metros de vitrinas quatro a cinco mil bonequinhos reproduziam, em paisagem miniaturizada , todas as cenas possíveis encontradas pela comitiva nessa viagem: as lavadeiras nos rios, as estalagens com seus fregueses, as casas de espetaculos, os pavilhoes de cha. rusgas armadas, festivais... que faltaria ali, rcpresentado em seus minimos detallies?

Porém, tanto quanto o encanto dessa simulada viagem pela Tokkaidô do passado. ficou conosco a surpresa — e a gratidao — da iniciativa daquele chofer, membro da grande familia japonesa que nos recebeu e partilhou com um estranho a satisfaçao de mostrar e ver o seu pais.

No hay comentarios:

Publicar un comentario